A partir de 1962, com a determinação do governo para que as empresas de transportes coletivos se tornassem viações de ônibus, foi a oportunidade para que muitas empresas de lotações, ou mesmo, pequenas (frotas) de empresas de ônibus se fundissem ou se transformassem em novas empresas (maiores).

Foi o caso da Viação Santa Sofia, formada por doze jovens que se juntaram e inauguraram a empresa em 06/12/1963, herdando o território da antiga Viação São José que tinha sua sede na Est. Rio-São Paulo nos anos 40).





A São José explorava a área da antiga Rio-São Paulo, ligando, principalmente, Campo Grande (Sertão Carioca) ao distrito de Nova Iguaçu (Ponte Coberta). Dentre esses sócios­fundadores que já operavam, antes, com Lotações o trecho Campo Grande x Santa Cruz, estava o saudoso Agostinho Gonçalves Maia, que se tornaria um dos grandes empresários do ramo.

A Santa Sofia Ltda de prefixo 530XX, iniciou suas operações com seis Ônibus Metropolitana que estrearam a linha 858 Campo Grande x Santa Cruz. A Santa Sofia Ltda era muito tradicional na zona oeste, chegou a ter 35 linhas, e mais de 300 ônibus, atendendo a várias comunidades desassistidas por outras empresas.


No final dos anos 60, sua frota era composta de 61 carros com as seguintes linhas:


229 Rodoviária x Usina

Linha oriunda da Viação Maracanã, apesar de ser completamente fora da área de atuação da empresa, foi uma transação feita, na época, para a expansão da empresa. Mais tarde a linha foi extinta, voltando, anos depois, com a Auto Viação Tijuca.


821 Campo Grande x Corcundinha via Capoeiras 822 Campo Grande x Corcundinha via Vila Nova 828 Campo Grande x Stº Antônio

830 Campo Grande x Esc. Amazonas

839 Campo Grande x Sta. Cruz via Palmares

841 Campo Grande x Cosmos

858 Campo Grande x Santa Cruz

859 Campo Grande x Base Aérea de Santa Cruz

Acervo: Marcelo Prazs


Em 1976 criou a Santa Sofia Turismo para o segmento de turismo e fretamento e mais tarde incorporou essa razão social à Faça Turismo, transportadora Turística especializada no transporte de pessoal, aluguel de ônibus para excursões e transporte de escolares, que foi comprada nos anos 80.


Registrou e inaugurou também a Agência de Turismo Santa Sofia na Rua Agostinho Coelho, 6 3º andar para atender à demanda da Faça Turismo.


Em 1978, a Sofia tinha 105 carros, e seu crescimento maior se deu quando, nos anos 80 absorveu a Viação Taninha (com 60 carros), detentora das linhas da zona norte e, finalmente, fundiu­se com a então Viação Campo Grande dando origem à atual Transportes Campo Grande com aproximadamente 110 carros.

Foto: Cia de Ônibus

Porém, poucos anos depois, a fusão foi desfeita, com isso, a empresa repassou as linhas da zona norte para a Transportes Campo Grande em troca das linhas de Campo Grande.



Em 2000 a Viação Santa Sofia passou a ser administrada pelo Grupo TAU, fortalecendo então o grupo que, com o decorrer do tempo foi deixando desassistidas as suas afiliadas, acarretando a falência da Transportes Mosa do RJ e da empresa Santa Rita de Itaguaí, além do sucateamento (quase falência) da Santa Sofia e o inchamento da Ocidental (a empresa absorveu grande quantidade de linhas, e não deu conta sequer de suas linhas originais).

Foto: Cia de Ônibus

Enfim, a Ocidental sofreu com a deficiente administração da sua gestora, fato é que nos últimos anos a empresa foi se desmanchando.





Em novembro de 2005, a Santa Sofia passou por uma dissolução, com isso entrou em decadência e foi se acabando aos poucos de devido a sua má administração. Ela perdeu suas linhas para a Pégaso e Ocidental, restando a ela somente a S11. Ou seja, foram aproveitados os Urbanuss de 1999, uns 34 veículos, e ai eles foram postos nesta linha.


A S11 circulava com Alpha e GLS de 3ª mão, um dos Alphas se superaqueceu e pegou fogo na Avenida Brasil.


Linhas que foram para Ocidental ­ 786, 828, 846, 847, 848, e S27



Linhas que foram para Pégaso ­ 821, 822, 840, 841 e 842





Todas ganharam um “B” depois do algarismo, servindo como sinalização de que aquelas linhas eram emprestadas.


Apesar do ocorrido, a Santa Sofia se destacava em sua operação e pela renovação da sua frota antecipadamente, sendo assim pioneira nos modelos novos das carrocerias. A empresa passou por uma grave crise, que resultou na sua redução operacional para apenas uma linha S11.


A empresa teve 50% das suas ações vendidas para novos controladores acionários (assim o mesmo aconteceu com a Viação Ocidental). No entanto por ter ações judiciais e dívidas antigas, sua participação na licitação que modificou o sistema de concessões de linhas de ônibus na cidade do Rio de Janeiro, foi negada.




A saída foi a fusão com a Viação Ocidental, formando uma nova empresa: Rio Rotas Transportes e Turismo, sendo administrada pela Andorinha Rio do Grupo Breda Rio, funcionando no mesmo lugar da Viação Santa Sofia e operando algumas linhas da mesma empresa e outras remanescentes da Viação Ocidental, onde assim sendo pode­-se considerar a empresa Rio Rotas como sucessora da Viação Santa Sofia e da Viação Ocidental.

As linhas que não foram incluídas na Rio Rotas ficaram com a empresa Expresso Pégaso.


O Serviço Especial Taiobão


No dia 13 de dezembro de 1990 foi inaugurado o serviço especial com um ônibus da Auto Viação Bangu, com espaço para grandes volumes fazendo a linha 790 Cascadura x Campo Grande.







A estratégia da SMTU – Superintendência Municipal de Transportes Urbanos era exigir que todas as empresas que atuam nos subúrbios e nas áreas rurais tivessem 20% desse ônibus em suas frotas, cujo objetivo era atender pessoas pobres que precisassem transportar grandes volumes, como lavadeiras, vendedores ambulantes e pequenos agricultores.

Segundo o superintendente da SMTU, Antônio Maia, autor da ideia, o movimento vinha sendo bom (cerca de 850 passageiros por dia), embora nas primeiras semanas muitas pessoas ainda não conheciam o serviço.

Levavam desde galinhas e porcos vivos até sacolas de roupa, bicicletas e até mesmo geladeiras. No caso de algumas mercadorias, o embarque era realizado pela porta dianteira, pois a traseira, como ocorria nos ônibus comuns, tinha uma roleta.

O Globo – 1991

O taiobão circulava das 5h50m às 21h35m, sua tarifa custava CrS 50, preço igual ao das outras linhas que faziam o mesmo trajeto. Os bancos eram paralelos às laterais do ônibus, aumentando o espaço do corredor. O cobrador ficava no fundo do veículo e sobre a caixa do dinheiro havia uma espécie de esteira, que facilita a passagem dos volumes. A porta de entrada media 91 centímetros de largura, 11 a mais que a dos ônibus comuns. Segundo o gerente de tráfego da Auto Viação Bangu na época, Natan Pereira, a adaptação custou CrS 1,5 milhão. 


A emoresa operou o serviço especial nas linhas abaixo: 

833 Campo Grande x Conjunto Manguariba

847 Campo Grande x Rio da Prata

848 Campo Grande x Bairro Arnaldo Eugênio

860 Santa Cruz x Pedra de Guaratiba

861 Reta do Rio Grande x Curral Falso

862 Reta do Rio Grande x Urucânia
863 Santa Cruz x Conjunto Cesarão
885 Santa Cruz x Conjunto Cesarão
886 São Fernando x Jesuítas via Avenida João XXIII

890 Avenida João XXIII x Rua Senador Camará 892 Santa Cruz x São Benedito


A Viação Santa Sofia operou as linhas:


724 Deodoro x Campo Grande

786 Marechal Hermes x Campo Grande

815 Bangu x Jardim Palmares

815 Santa Maria x Bangu

820 Campo Grande x BR.101

821 Campo Grande x Corcundinha

822 Campo Grande x Corcundinha

824 Campo Grande x Santa Maria

825 Campo Grande x Jesuítas

828 Augusto Vasconcellos x São Jorge

830 Campo Grande x Pedregoso

831 Campo Grande x Jardim Paulista

832 Campo Grande x Corcundinha

833 Campo Grande x Conjunto Manguariba

839 Campo Grande x Cesarão

840 Campo Grande x São Fernando

841 Campo Grande x Cosmos

842 Campo Grande x Paciência

846 Campo Grande x Rio da Prata

847 Campo Grande x Rio da Prata

848 Campo Grande x Santa Rita

851 Escola Amazonas x Vasconcelos

857 Campo Grande x 7 de Abril

858 Campo Grande x São Fernando

859 Marechal Hermes x Base Aérea de Santa Cruz

859 Campo Grande x Base Aérea de Santa Cruz

860 Pedra x Manguariba

861 Reta do Rio Grande x Cesarão

862 Reta do Guandu x Urucânia

863 Cesarão x João XXIII

865 Campo Grande x Santa Cruz

881 Campo Grande x Vilar Carioca

885 Santa Cruz x Manguariba

886 Santa Cruz x Jesuítas

890 Santa Cruz x João XXIII

892 Santa Cruz x Matadouro

S03B Campo Grande x Sepetiba

S017 Campo Grande x Inhoaíba

S027 Marechal Hermes x Urucânia

S11 Inhoaíba x Praça XV via Cais do Porto

S11 Inhoaíba x Praça XV via Presidente Vargas

S11 Cosmos x Praça XV via Avenida Brasil

S11 Inhoaíba x Penha

S023 Campo Grande x Santa Rita








Fontes de Pesquisa

Cia de Ônibus, Ônibus em Movimento, Fichas de Ônibus, Choop Duplo, O Globo, Jornal do Brasil, UAI, Fortalbus, Folha UOL, Rio que Mora no Mar.