Fundada em 1955, a Viação São João Batista operava a linha Penha x Nova Iguaçu, com 19 ônibus, numerados de 1 à 19, sendo que o 12, era um lotação com “chassi esticado” para ônibus (ou seja, com motor externo) e todos os outros eram carrocerias Bons Amigos, com buzina a ar, no teto. Em outras palavras foi empresa, pela discrição, que começou bem na parada com veículos zero e modelos tipo rodoviário, de uma porta.

Foto: Augusto Antônio

Quem hoje vê a Nossa Senhora da Penha rodando entre Nova Iguaçu e a Penha, desconhece que antes do azul-e-vermelho iguaçuano “desfilar” na Marechal Alencastro e no bairro de Rocha Miranda, onde as ruas tem nome de pedras preciosas, desfilava uma outra iguaçuana cujas cores eram verde, amarelo e detalhes em vermelho. Era a Viação São João Batista.

A São João Batista operava somente a linha 551L, que ligava Nova Iguaçu ao bairro da Zona Norte do Rio.
Operavam com uma frota diversificada: Caio Gabriela e Metropolitanas encarroçado sob o chassi MBB OH 1313.

Foto: Paulo Roberto Paulão

Sua garagem era em Nova Iguaçu, na avenida onde todas as empresas de Nova Iguaçu, tinham garagem, na Avenida Nilo Peçanha, 133.
No fim de sua existência, o verde-oliva predominou nas carrocerias dos monoblocos mercedes-benz O-364 e na dos Gabrielas. O vermelho permaneceu apenas no nome da empresa.

Foto: Augusto Antônio

Depois de alguns anos, entre as décadaa de 70 e 80, teve outras linhas, entre elas a 737L, entre Belford Roxo x Engenho de Dentro e a 460S Itaguaí x Barrinha.

Em 1983, a empresa veio a falir e sua principal linha, a 551L Nova Iguaçu x Penha foi para a Viação Nossa Senhora da Penha. A 737L passou para a Expresso Pégaso, que manteve a razão social e o registro da São João Batista, RJ 198, mudando apenas o nome fantasia. A linha e a empresa era administrada pela N.S. da Penha que emprestava também seus motoristas e cobradores operando os carros com da Expresso Pégaso.

No final de 1983, com a criação da a linha 543L Nova Iguaçu x Meier Via Engenho de Dentro a linha 737L foi encurtada até Deodoro.

No final de 1992, a Pégaso, ganhou a concessão da 460S Itaguaí x Barra da Tijuca, transferindo a 737L e seus carros para a N.S. da Penha e ficando apenas com a linha de Itaguaí.

Linhas operadas pela Viação São João Batista

460S Itaguaí x Barra da Tijuca via Rio-Santos
551L Nova Iguaçu x Penha via Rocha Miranda
737L Belford Roxo x Engenho de Dentro via Deodoro

Foto: Antônio Augusto

Fonte:
Bus Elite
Expresso Pégaso
Mobilidade Fluminense
RVDETC
Fichas de Ônibus

Fotos:
Cia de Ônibus
Fichas de Ônibus